Acessibilidade:

Transparência

Palestras, blitz educativa e caminhada marcam mobilização do Setembro Amarelo em São Luís do Piauí

Educação - 03 de Outubro de 2022 - 10:31:39

Campanha visa a prevenção ao suícidio e valorização da vida.

...

Mais uma vez, no mês dedicado o alerta quanto a importância da prevenção ao suicídio e a valorização da vida, a Prefeitura de São Luís do Piauí, promove atividades voltadas para a campanha “Setembro Amarelo”.

De forma intersetorial, envolvendo equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar, palestras, blitz educativa e caminhada foram desenvolvidas entre os dias 21 a 23 de setembro.

No primeiro dia, na Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, no povoado Santana, foi promovida uma palestra direcionada para toda classe estudantil sobre a temática “Valorização da Vida”, proferida pela psicóloga Jéssyca

Palestra foi realizada na escola do povoado Santana

No dia 22, na entrada da cidade, o Conselho Tutelar promoveu uma Blitz Educativa com distribuição de panfletos que levou a mensagem que “A Vida é a Melhor Escolha!”.

Blitz Educativa foi realizada na entrada da cidade

Nesta sexta-feira, 23 de setembro, o médico Renato Guilherme e a psicóloga, Jéssyca Lacerda, conduziram dois momentos informativos com os alunos da Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho, na zona urbana, como foco na valorização da vida.

Dr. Renato Guilherme também proferiu palestra

Logo após as duas palestras, os alunos saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade com faixas e mensagens divulgadas em carro de som sobre a importância da vida de cada sãoluisense

Caminhada chamou a atenção da população

“Estamos aqui hoje nesta ação do Setembro Amarelo, onde entendemos que é uma campanha muito importante para dialogarmos sobre a valorização da vida, quais as ferramentas que podem nos fortalecer emocionalmente, quais os comportamentos que podem ser de riscos para o suicídio, além de favorecer através do diálogo, a construção de vínculos mais saudáveis entre estes jovens, com a escola, e também refletirmos sobre em casos de necessidade a quem e onde procurarmos”, destacou Jéssyca Lacerda, psicóloga do CRAS e palestrante.

Psicóloga Jéssyca Lacerda

A profissional ainda falou sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), que é um serviço gratuito de apoio emocional disponível para todas as pessoas, onde profissionais capacitados estão à disposição para conversar e mostrar o melhor caminho de se livrar do sofrimento e do desespero. O contato com o CVV pode ser através do Disk 188 e pela internetEm entrevista a nossa reportagem, o médico Renato Guilherme, destacou positivamente a promoção do evento. “Seria interessante que todas as cidades investissem o máximo que pudessem nesta campanha, pois é de suma importância, devido aos problemas mentais estarem cada vez mais próximos da vida das pessoas. O Setembro Amarelo é uma porta de entrada para quem quer receber esta ajuda, ou de um psicólogo ou de uma psiquiatra. Considero muito interessante a inciativa da Prefeitura Municipal em realizar esta campanha”, disse.

Já a prefeita Kelsimar Abreu afirmou que a gestão atual tem sim uma atenção especial com a saúde mental das pessoas, ofertando na rede pública municipal profissionais que estão a inteira disposição de conversar e juntos procurarem a melhor saída para os males que possam vir afetar a mente humana

Estiveram também presentes durante a mobilização do Setembro Amarelo em São Luís do Piauí a secretária de saúde, Marcy Rabelo; o de Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues; a coordenadora do CRAS, Aldenice Araújo;  equipes das três Secretarias Municipais já citadas; conselheiros tutelares; alunos e a população em geral.