X Conferência dos Direitos da Criança e do adolescente é realizada em São Luís do Piauí

Evento foi realizado na sede do CRAS do município.

Data de Publicação: 05/05/2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Luís do Piauí, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 05 de maio, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve como tema "A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas e proteção integral, com respeito à diversidade".

O evento teve início com o credenciamento e formação da mesa de honra, seguido pela entoação do Hino Municipal e uma apresentação cultural conduzida por crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Logo após aconteceram os pronunciamentos das autoridades e foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência, pela professora Filomena Moura.

Em seguida, teve início a palestra magna, proferida pela professora e assistente social Ângela Bezerra, que tratou sobre o tema da conferência.

A programação continuou com a divisão dos trabalhos em grupos para elaboração de propostas de estratégias por eixos, apresentação de propostas e escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento foi encerrado com a avaliação e entrega dos certificados.

A secretária de Assistência Social, Ariana Bezerra, falou sobre a importância do evento para as crianças e adolescentes do munícipio. “Esse é um momento muito importante onde a Assistência Social discutiu com a sociedade propostas para melhorar cada vez mais as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de nosso município. Eu fico feliz pela participação de tantas pessoas, pois juntos podemos obter resultados satisfatórios e positivos”, disse a secretária

A Secretária de Finanças, Salete Silva, que representou a prefeita Kelsimar Abreu no evento, ressaltou o trabalho que tem sido realizado no município em prol das crianças e dos adolescentes.

“Estamos hoje aqui para elaborar propostas que irão trazer melhorias para São Luís e que, consequentemente, contribuirão para o cuidado das nossas crianças e adolescentes. Sou muito grata a prefeita por todos os investimentos que têm feito para melhorar as condições de vida de nossas crianças e adolescentes”, disse Salete Silva.

Estiveram também presentes, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel João; o vereador Francildo Bahia; a secretária de Saúde, Marcy Rabelo; Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues; de Administração Geral, Luciano Chagas; a coordenadora do CRAS, Maria Aldenice; a presidente do CMDCA, Maria dos Remédios; conselheiros tutelares; crianças e adolescentes; e ainda, a população em geral.