Secretaria Municipal de educação de São Luís do Piauí promoveu o primeiro encontro formativo de 2021

Colaboradores foram recepcionados com grande alegria pela prefeita e a secretária de educação

Data de Publicação: 09/02/2021

A secretaria municipal de educação de São Luís do Piauí foi cenário no último dia 05 de fevereiro, as 7:30h, para um encontro com profissionais que compõe o quadro da rede pública de ensino. O evento tinha por finalidade acolher e da às boas vindas aos profissionais da área para mais um ano letivo que se inicia. O tema do encontro era: conhecimento, tempo, prática, organização, tato pedagógico e administrativo da SEMEC.

O encontro contou com a presença da prefeita Kelsimar Abreu, da equipe administrativa, pedagógica, da supervisão de ensino, diretores, secretários, da nutricionista. O primeiro momento iniciou-se com uma mensagem de boas vindas por parte da prefeita e da secretária de educação Solidade Sales, em seguida inicializou-se um debate sobre a organização da secretaria, elaboração do plano de ação, calendário/ jornada pedagógica 2021, trabalho intersetorial, novo FUNDEB (Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação), entre outros assuntos relacionados aos trabalhos da educação, na ocasião a prefeita Kelsimar também apresentou e entregou o seu plano de governo.

Para Solidade, o trabalho em equipe é fundamental, todos os funcionários dentro da secretaria têm suas respectivas responsabilidades, talentos e formas distintas de executar uma ação, o que contribui bastante para o cumprimento da missão, que consiste em assegurar uma educação de qualidade, pautada no respeito mútuo, na solidariedade e na ética, possibilitando aos indivíduos construir saberes indispensáveis para inserção o social, sendo cidadãos conscientes protagonistas da sociedade.

“Eu sempre acreditei no trabalho em equipe e com isso tenho certeza que juntos iremos conseguir alcançar os nossos objetivos, que é oferecer uma educação de qualidade para os os nossos alunos.” Disse Solidade.

Ainda dentro do contexto educacional, a secretaria municipal de educação, realizou no dia 29 de janeiro, as 8:00h, uma reunião na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho com o propósito de debater como seria o começo das aulas para o ano letivo de 2021. Para que essa decisão fosse tomada da melhor forma possível, a SEMEC convidou a prefeita Kelsimar, a secretaria municipal de saúde, administração, assistência social, representantes de professores da sede e zona rural, técnicos e coordenadores da secretaria municipal de educação, conselho tutelar e vigilância sanitária para se fizerem presentes. Durante a reunião, todos tiveram o espaço aberto para participar, expor suas ideias, e sugestões, focados numa melhor solução, já que o mundo se encontra inserido na pandemia do novo coronavirus.

Textos reflexivos e uma conversa sobre o cenário atual fizeram parte da pauta, todos visando o ensino e aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo a segurança tanto dos estudantes como dos profissionais que compõe a área da educação. “Essa é a nossa maio preocupação, garantir a educação com segurança preservando a vida.” Disse a secretária de educação.

Além da reunião, as diretrizes da secretaria estadual de educação também foram levados em consideração. Com base na decisão do estado, que optou por o sistema de aulas remotas, que é o ensino aplicado por meio de plataformas digitais, a secretaria de educação, juntamente com os representantes da sociedade sãoluisense chegaram a conclusão que no momento é mais viável também o ensino remoto. “Neste momento é mais acertível retornar com as aulas remotas, observando aí a melhoria nos dados da covid 19. E aí, quando a gente tiver um cenário mais favorável, a gente chama de novo a comunidade para reavaliar o cenário e tomar uma nova posição.” Afirmou Solidade.