São Luís do Piauí realiza Jornada Pedagógica em preparação as atividades do segundo semestre letivo

As atividades marcaram o planejamento do segundo semestre letivo.

Data de Publicação: 03/08/2021

A Prefeitura de São Luís do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na noite desta segunda-feira, 02 de agosto, a formação do Programa Volta ao Novo (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais), para gestores e professores da Rede Municipal de Ensino.

O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva da cidade, com um momento motivacional conduzido pela Secretária de educação, Solidade Sales, com animação de Jeso e Luana. Em seguida foi realizada uma palestra sobre “Macrocompetências Resiliência Emocional”, proferida pela psicóloga do CRAS, Jessica.

O Programa Volta ao Novo, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Governo Municipal, e tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino-aprendizagem.

Propicia ainda o apoio e acolhimento aos professores e estudantes, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos. São elas: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros e autogestão.

O Volta ao Novo foi apresentado pela articuladora do Programa no município, Evanelita Silva e a coordenadora Filomena Moura, com o total apoio da Secretária de Educação, Solidade Sales, que esteve presente em todas as atividades, bem como todo empenho da equipe técnica e pedagógica da Secretaria e das escolas.

Na ocasião, a secretária enfatizou a importância do Programa neste momento de enfrentamento de tantos desafios impostos pela pandemia. "Trabalhar as macrocompetências emocionais são essenciais para o autocuidado, amor próprio, autoconhecimento e autocontrole das emoções", disse.

O segundo dia foi dedicado ao planejamento pedagógico com reflexões da prática e orientações para elaboração do plano de ação docente, projetos, e assuntos inerente a melhoria do ensino e aprendizagem.

Participaram do encontro: Professores, gestores de escolas, equipes técnicas e pedagógica, e ainda, a prefeita Kelsimar Abreu, que deixou uma mensagem de contentamento com o trabalho realizado pela Educação saoluisense para os munícipes e demonstrou total apoio nas lutas do dia a dia, e o compromisso que tem pela educação.

A gestora enfatizou a valorização dos profissionais da educação na sua gestão, com a formação continuada, salários em dia e com o pagamento do 13º salário já pago para 75% dos professores. “Isso é gratificante diante de tantas dificuldades que o mundo passa”, disse a prefeita.

Marcou presença também, a secretária de finanças professora Salete Silva, que deixou uma mensagem de otimismo e esperança para os presentes; a Secretária de Educação, Solidade Sales, e as coordenadoras e técnicas da Secretaria de Educação que conduziram brilhantemente a programação.

A secretária agradeceu a participação e receptividade de todos os professores e equipes gestoras durante o encontro. “Acredito que foram produzidos bons frutos para um semestre de muita aprendizagem. As aulas iniciarão ainda no formato remoto se preparando para o novo que vai chegar”, finalizou.