Notícias

Projeto Agro Vale do Guaribas é lançado em São Luís do Piauí e vai utilizar potencial hídrico para fortalecer a agricultura

A iniciativa pretende transformar o cenário produtivo local e fortalecer a agricultura familiar

Data de Publicação: 20/10/2025

Em um município onde a seca desafia a produção no campo, a esperança brota agora com planejamento, técnica e vontade política. Foi com esse sentimento de mudança de realidade que a Prefeitura de São Luís do Piauí lançou, na manhã desta segunda-feira (20), o projeto “Agro Vale do Guaribas: A Força da Nossa Terra”, uma iniciativa que pretende transformar o cenário produtivo local e fortalecer a agricultura familiar como fonte de renda e desenvolvimento.

O evento de lançamento aconteceu em frente à Quadra Poliesportiva e reuniu autoridades municipais, lideranças políticas, agricultores e representantes de instituições parceiras.

Apesar de estar localizado no semiárido nordestino, no polígono da seca, São Luís do Piauí possui reserva de recursos hídricos, graças ao Rio Guaribas, às barragens das comunidades rurais e, principalmente, à Barragem de Bocaina, que tem parte da represa em território do município. É com esses recursos que o projeto pretende estimular a produção de alimentos durante todo o ano, com irrigação planejada e apoio técnico especializado.

Ao apresentar o projeto, o secretário de Administração, Luciano Chagas, destacou a importância do apoio da gestão municipal no fortalecimento da agricultura familiar.

“Sabemos que a agricultura é uma das bases do nosso desenvolvimento econômico e social. Muitos produtores ainda enfrentam desafios diários. Esse projeto vem justamente para mudar essa realidade. A Prefeitura entra com a contrapartida disponibilizando áreas públicas, assistência técnica e integração com programas municipais de agricultura, meio ambiente, educação e assistência social”, explicou.

De acordo com o prefeito Renato Pio, o projeto prevê ações práticas como preparo de áreas de cultivo, instalação de sistemas de irrigação, capacitação técnica, controle de pragas e doenças, além do plantio de culturas adaptadas à região, como hortaliças, milho, feijão, macaxeira, melancia e batata-doce, além do transporte e distribuição eficiente dos alimentos produzidos, reforçando programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“O objetivo desse projeto é incentivar nossos agricultores a produzirem e viverem da própria terra. Vamos usar a água da barragem para irrigar, vamos dar assistência técnica e preparar áreas produtivas. Hoje, nossas escolas compram alimentos de fora porque não produzimos aqui. Com esse projeto, queremos mudar essa realidade. Queremos comprar dos nossos agricultores e abastecer nossas feiras. Esse sempre foi meu sonho: usar a água que temos para gerar desenvolvimento para o nosso povo”, declarou.

Responsável pela execução técnica, Felipe Gonçalves, da GF Soluções, destacou que o projeto vai transformar a realidade produtiva do município. “São Luís tem água, tem solo e tem agricultores. O que faltava era organização e apoio técnico. Vamos trabalhar com irrigação e capacitação para que a agricultura aqui deixe de ser apenas de subsistência. A partir deste projeto, o agricultor vai produzir para vender, gerar renda e movimentar a economia local. É possível produzir de janeiro a janeiro”, afirmou.

O Projeto Agro Vale do Guaribas marca o início de uma nova etapa para São Luís do Piauí, unindo recursos naturais, planejamento estratégico e inclusão produtiva, com o olhar voltado para o futuro sem perder as raízes do campo.

O lançamento contou com a presença do prefeito Renato Pio e da primeira-dama Salete Silva, do vice-prefeito Francisco Diassis, do presidente da Câmara Municipal, vereador Agostinho Raimundo da Silva, e dos vereadores Manoel João, Samuel Barros, Lindalberto Ricardino e Francinete Barros. Também participaram o representante dos agricultores, Francisco Sousa (Chagas Mala), o diretor executivo da empresa Nativa Turismo, Daniel Freitas, e o representante da Associação Comercial de Picos, José Maria de Moura.

O evento ainda contou com a presença de autoridades militares, como o Coronel Lúcio Flávio Costa de Lima, que na década de 80 coordenou a construção de represas no município; o comandante do 3º BEC, Tenente-Coronel Antônio Aécio Silva Sousa; o Subcomandante do 3º BEC, Major Francisco Hanilson Rocha Sousa; do Comandante do GPM de São Luís do Piauí, Alacir Câmara, dentre outros.

Homenagens

Além do lançamento do projeto, a solenidade também foi marcada por um momento de reconhecimento público. A Prefeiture e a Câmara Municipal de São Luís do Piauí prestaram homenagens a militares do Exército Brasileiro que contribuíram para o desenvolvimento do município.

O Coronel Lúcio Flávio Costa de Lima recebeu o Título de Cidadão Sãoluisense, honraria concedida em agradecimento aos relevantes serviços prestados na década de 1980, quando atuava como capitão do então 3º Batalhão da Região de Picos. À frente de ações de enfrentamento às secas recorrentes, ele liderou projetos estruturantes, como a construção das barragens dos povoados Santana, Borrachas e Escondido, em São Luís do Piauí, além de outras obras hídricas na região, garantindo acesso à água para centenas de famílias e fortalecendo a sobrevivência da produção rural.

Também foi homenageado o Tenente-Coronel Antônio Aécio Silva Sousa, comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). Em sua homenagem, a Câmara destacou a parceria institucional firmada entre o 3º BEC e o município, especialmente no apoio ao Projeto Agro Vale do Guaribas.



PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS DO PIAUÍ

CNPJ: 01.519.467/0001-05

  • Rua São Vicente, 338 - Bairro: Centro - CEP: 64.638-000 - São Luís do Piauí/PI
  • Telefone: (89) 988351785
  • E-mail: pmslpi2016@hotmail.com