Prefeitura de São Luís do Piauí identifica nascentes e áreas de preservação ambiental

Dentre as nascentes existentes no município, sete foram visitadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários

Data de Publicação: 14/05/2021

A Prefeitura de São Luís do Piauí através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado importantes ações de preservação ambiental na sede e comunidades rurais. Nos dias 06, 10, 11 e 12 de maio, a gestão realizou um trabalho de identificação das nascentes e áreas de preservação ambiental.

Durante a iniciativa baseada no projeto ICMS Ecológico, dentre as nascentes existentes no município, sete foram visitadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários, são elas: Olho d’água Santana I, Olho d’água Santana II, Olho d’água Chupero, Olho d’água Torrões, Olho d’água Guaribas, Ponta d’água e Olho d’água Henriqueta. Em meio às visitas, mudas também foram plantadas em pontos estratégicos.

As respectivas áreas são marcadas pela exuberância da vegetação nativa, com fauna e flora típica da região e fontes de águas cristalinas. Daí a necessidade de preservação e conservação destes ambientes sem a presença de lixo.

Para o produtor rural residente no Povoado Santana, Manoel Lino da Rocha, foi motivo de muita alegria presenciar a iniciativa tomada pela prefeita Kelsimar em preservar as áreas florestais e as nascentes dos rios.

“Moro aqui há 19 anos, do lado dessas nascentes, sou produtor rural desde de criança. Há 66 anos moro no município de São Luís, sou um homem da roça, de pouco estudo, mas apoio essa iniciativa de Gilberto e Kelsimar. As próximas gerações vão ver perto”, disse Manoel Lino.

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues, destacou que a ação ocorreu de forma exitosa e com apoio dos moradores das áreas visitadas.

“O meio ambiente está sendo muito bem acolhido pela comunidade. Só temos a agradecer. Hoje identificamos nascentes que são riquezas pro nosso município, só quem tem a ganhar essa riqueza maravilhosa somos nós e se Deus permitir, São Luís ficará na história do turismo e do ecoturismo”, destacou o secretário.

“As nascentes que nós temos é uma riqueza muito grande pro nosso município. Quero agradecer aos proprietários que colaboraram com esse trabalho que estamos fazendo, agradecer a todos os funcionários que estão com a gente, todas as secretarias sem distinção. É muita honra pra nós administrar o município com tantas riquezas, isso é muito bom, é uma satisfação pra mim, é uma satisfação pra vocês, é uma satisfação pra todo município saber que temos belos pontos turísticos. Agora, nós recomendamos, nos ajudem a cuidar, precisamos cuidar dos nossos pontos turísticos. Muitíssimo obrigada e estamos aqui para colaborar com a preservação do nosso município e do nosso meio ambiente”, concluiu a prefeita.