Notícias

Pela primeira vez, São Luís do Piauí conquista certificação do Selo Ambiental 2021

Trabalho de preservação do meio ambiente no município aconteceu de forma intersetorial.

Data de Publicação: 14/07/2021

O município de São Luís do Piauí conquistou neste ano a certificação do Selo Ambiental 2021. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (12) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), que configura a adesão das cidades piauienses ao ICMS Ecológico.

A gestão municipal de São Luís do Piauí, que tem a frente a prefeita Kelsimar Abreu, recebeu o Selo B, pela pontuação de 94 pontos, diante das diversas ações desenvolvidas em prol da preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

"Para nós que fazemos a gestão municipal é motivo de orgulho, sobretudo pelo belíssimo trabalho desenvolvido em razão da preservação do meio ambiente em nosso município. Agradeço a todos que se empenharam nesse objetivo", pontuou a prefeita de São Luís do Piauí, Kelsimar Abreu.

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues, destacou as ações desenvolvidas para atingir a certificação do Selo Ambiental.

"Foi um trabalho desafiador, mas com empenho dos colaboradores da Administração Municipal, comunidade, conseguimos desenvolver e atingir o objetivo. Trabalhamos ações de reflorestamento, preservação de nascentes, monitoramento de possíveis áreas de preservação, foi um projeto que muito nos dedicamos", disse o secretário.

Gilberto Rodrigues aproveitou ainda para agradecer a gestora por acreditar no seu trabalho e apoiar na formação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Sou grato a prefeita Kelsimar, ao técnico ambiental, José Alciano, a fiscal ambiental, Delma e a Carol, como também a equipe da Educação e das demais secretárias que sempre nos apoiaram na realização das ações de preservação do meio ambiente em nosso município”, disse.

O Selo Ambiental é um documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de Meio Ambiente, habilitando os municípios terem acessos aos recursos oriundos do ICMS Ecológico (imposto que beneficia as cidades pela promoção de políticas e ações de gestão ambiental).

Na avaliação, os critérios de pontuação para que os municípios consigam o Selo Ambiental foram: Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais e Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação; Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.

 

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS DO PIAUÍ

CNPJ: 01.519.467/0001-05

  • RUA SÃO VICENTE, 338 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.638-000 - SÃO LUÍS DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 988177430
  • E-mail: pmslpi2016@hotmail.com