IV Conferência Municipal de Educação é realizada em São Luís do Piauí

Evento comemorativo reuniu autoridades e profissionais da educação.

Data de Publicação: 20/12/2021

Na última quinta-feira, 16 de dezembro, foi realizado a IV Conferência Municipal de Educação de São Luís do Piauí. No encontro, que teve como tema "Inclusão, Equidade e Qualidade: um compromisso com o futuro da educação brasileira", foram discutidas, elaboradas e encaminhadas propostas para a melhoria da educação no município e em nosso país, que serão apresentadas na IV Conferência Nacional de Educação.

O evento foi realizado na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho e teve início às 7:30h com o credenciamento de todos os participantes presentes. Para a ocasião, foi organizado um espaço democrático, aberto pelo Poder Público e articulado com todos os seguimentos da sociedade.

A abertura do evento se deu às 8:00 horas com a apresentação do tema e objetivo da conferência, além da formação da mesa de honra, no qual estiveram o secretário Municipal de Educação, Agnaldo da Cunha Leite; Francisca Geraldina, que representou o secretário de Administração; o conferencista Antônio Silva, o pastor da Assembleia de Deus, João Batista; demais secretários municipais, vereadores e profissionais da área da educação.

Em seguida, foi aberto a palavra para os convidados da mesa de honra e realizado uma apresentação cultural do Hino Nacional Brasileiro conduzida por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município (SCFV).

Logo após, a representante do Fórum Municipal de Educação, Maria Moura, esteve presente para proferir a leitura do Regimento Interno, onde foi solicitada a aprovação do público presente.

Com isso, o conferencista, professor e historiador Antônio Silva completou o momento para falar sobre o tema central da conferência e abrir a Plenária Temática do Conae 2022 e a Plenária dos eixos, ocasião em que o público foi dividido em grupos de acordo com a cor da pasta recebida durante o credenciamento, onde cada grupo recebeu um eixo e subeixos para discussão e anotação das propostas.

Na plenária final, os coordenadores dos eixos puderam apresentar as propostas escolhidas por cada grupo para que juntos, a população do município pudesse realizar uma votação e eleger as melhores propostas. Junto a isso, também foi realizada a eleição para escolha dos delegados para a Conferência Intermunicipal.

O evento também contou com coffe break, almoço e entrega de certificados de participação para todos os presentes. A prefeita Kelsimar Abreu não pôde estar presente por já ter agendado outro copromisso no memso dia.

“Um momento muito importante onde debatemos sobre as ações que vem dando certo e aquelas que precisam ser melhoradas. Fica aqui o meu agradecimento a todos os profissionais de educação que vieram participar conosco deste encontro democrático. Aproveito ainda para desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos os saoluisenses”, finalizou o secretário Agnaldo Leite.