III Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizada em São Luís do Piauí

Diversas ações foram desenvolvidas no decorrer da semana com foco na temática da prevenção.

Data de Publicação: 11/02/2021

Através de uma iniciativa do Conselho Tutelar e do CMDCA, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Prefeitura, foi realizada entre os dias 01 a 08 de fevereiro em São Luís do Piauí, a III Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Com o tema: “Gravidez na adolescência NÃO é brincadeira!”, o evento teve como objetivo chamar a atenção de toda população para reflexão em torno do problema gerado através de uma gravidez precoce.

Durante a semana aconteceram visitas institucionais e distribuição de panfletos e cartazes informativos, tanto na sede como na zona rural, sendo conduzido pelos conselheiros tutelares da cidade. Entrevistas na rádio local também fizeram parte da programação, oportunidade em que a assistente social do CRAS, Edineide Batista, e a enfermeira Flayda Rodrigues, explanaram sobre a temática.

Na manhã desta segunda-feira, 08 de fevereiro, aconteceu a culminância do evento, ocasião em que foram apresentadas todas as ações desenvolvidas durante a semana, e ainda, apresentados relatos emocionantes de adolescentes que tiveram filhos nos últimos quatro anos, o que possibilitou a reflexão dos participantes quanto a problemática.

Presente na culminância, a prefeita Kelsimar Abreu destacou a importância de que seja criado um projeto na cidade direcionado a levar informações da prevenção da gravidez para os adolescentes. “Estarei desde já apoiando este projeto, como também peço a contribuição de todos os setores da administração para a execução das ações quando o mesmo (projeto) tiver pronto”.

Já a secretária de assistência social, Ariana Bezerra, ressaltou positivamente todas as ações desenvolvidas durante a semana. “Agradeço as pessoas envolvidas nas ações desta Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Sobre este projeto relatado pela prefeita, acho louvável e necessário que tenha como foco a família, onde possa ser realizado um trabalho de conscientização e preparação, pois elas (famílias) têm que entender o importante papel de estar conversando com seus filhos, sobre sexualidade, sobre os cuidados que devem ter e demais assuntos que possam gerar problemas e transtornos”, disse.

Além de Kelsimar e Ariana, estiveram presentes o vice-prefeito Lindalberto Ricardino; os secretários municipais de Educação (Solidade Sales), de Saúde (Marcy Rabelo); de Administração (Luciano Chagas); de Meio Ambiente (Gilberto Rodrigues); e ainda, os vereadores Manoel João, Maria Zélia e Francinete Barros.

A conselheira tutelar, Rosimar Bezerra, fez o encerramento da Semana, oportunidade em que agradeceu a presença e participação de todos. No final foi servido um almoço para os participantes.