CRAS de São Luís do Piauí leva informações para população sobre o ‘Passe Livre Intermunicipal do Idoso’

Ao todo, 61 idosos do município estão aptos a receber o benefício.

Data de Publicação: 16/08/2021

A Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS, de São Luís do Piauí, Edineide Batista, participou de uma entrevista da Radio Vale do Guaribas, no último dia 11 de agosto, oportunidade em que prestou informações para população sobre o Passe Livre Intermunicipal do Idoso-Piaui.

A Adesão foi realizada pela Gestão da Prefeita Kelsimar Abreu, ao sistema SASC Integração, onde existe o acesso a vários sistemas, dentre os quais, ao Passe Livre da Pessoa Idosa.

O Passe Livre Intermunicipal do Idoso, é um benefício destinado a idosos de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único, que permite viagens de graça ou com descontos de até 50% nas passagens de empresas de transportes públicos que atuam dentro do Piauí em viagens intermunicipais, conforme Lei 7.056 de 09 de novembro de 2017 e Decreto 18.419 de 09 de agosto de 2019.

Tem direito ao passe livre, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que possuam residência comprovada no Estado do Piauí e tenham renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos e que também estejam inscritos no Cadastro Unico.

Cada ônibus tem garantia de duas passagens gratuitas, ou seja, duas vagas, mas que devem ser solicitadas com pelo menos 4 horas de antecedência, caso essas duas vagas já estejam ocupadas o idoso tem direito a 50% de desconto na passagem.

“Para fazer a solicitação, o idoso que estar nos critérios receberá um comunicado informando para se dirigir até o CRAS do município, lá realizaremos a solicitação por meio do sistema SASC Integração, que vai verificar se os dados do idoso estão de acordo com o que é exigido”, disse Edineide Batista.

Para requerer o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único, procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) levando RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, Número de identificação social (NIS).

No momento o município possui 61 idosos elegíveis, para receber este benefício. Esses idosos estão aptos para receber este benefício, conforme a renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos e que também estejam inseridos no Cadastro Único.

“Quem faz esse cruzamento de dados sobre os idosos que possuem o direito do benefício é a Secretaria Estadual de Assistência Social. O CRAS de São Luís do Piauí está à disposição para os esclarecimentos necessários sobre o Passe Livre Intermunicipal do Idoso”, finalizou a assistente social.