Conselho municipal de saúde realizará eleição para renovação dos membros

A plenára ocorrerá na unidade escolar padre marcos de carvalho

Data de Publicação: 20/07/2021

O conselho e a secretaria municipal de saúde de São Luís do Piauí abriram no dia 19 de julho, o edital Nº 01/2021 que consiste no processo de eleição para renovação dos membros componentes do conselho municipal de saúde do biênio 2021 a 2023, onde a plenária ocorrerá na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho, as 9:00h.

De acordo com o edital, poderão concorrer as vagas entidades e instituições representativas legalmente, sendo 8 para titulares e 8 suplentes.

Segundo a secretária de saúde Marcy Rabelo, um dos princípios mais importantes do SUS (Sistema Único de Saúde) está na participação da sociedade no processo de fiscalização. “A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.” Disse.

A secretária ainda ressaltou sobre a atuação que busca integrar as ações de saúde, abrangendo fiscalização, obtenção de informações, proposta de estratégias e até mesmo na tomada de decisões, nos limites da competência do Conselho Municipal. “Um momento democrático de construção e fortalecimento do SUS, onde serão escolhidos representantes com participar e de acompanhar os recursos e o andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde.” Disse Marcy Rabelo