As primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus chegam à cidade de São Luís do Piauí

Profissionais da saúde e autoridades recepcionam com muita alegria o imunizante

Data de Publicação: 28/01/2021

A Unidade Básica de Saúde José Bezerra da Silva promoveu no dia 20 de janeiro, às 9h, uma grande recepção para o recebimento das primeiras doses da vacina contra a covid19. O primeiro momento se deu com uma passeata das ambulâncias e carros de passeio percorrendo ruas e avenidas com muitos rojões e ao som das sirenes anunciando à população sãoluisenses a vinda do imunizante.

Populares por sua vez também comemoraram nas calçadas de suas residências com muitos aplausos e palavras de gratidão, já que a doença, além de grave, não havia ainda nenhuma perspectiva de prevenção, apenas tratamento para as pessoas que foram vítimas.

“Não tem como não se emocionar. Os moradores nas calçadas aplaudindo e filmando. É o inicio do recomeço.” Relatou Marcy Rabelo secretária de saúde.

A continuidade do evento se deu com a chegada do antivírus na UBAS, onde era aguardado por autoridades e funcionários públicos. A prefeita Kelsimar Abreu e demais lideranças políticas foram os primeiros a pegarem a caixa contendo as primeiras doses doadas pelo estado. Em seu discurso, a prefeita falou da felicidade em receber no município sem nenhum óbito, a vacina.

“Todos nós estamos felizes com estas primeiras doses da vacina contra a covid19 que chegam a nosso município. Damos graças a Deus que nenhum óbito foi registrado em São Luís em decorrência da covid19. Aproveito para agradecer a cada profissional de saúde que desde o inicio está na linha de frente no enfretamento dessa doença”. Disse a prefeita.

A secretária de saúde Marcy Rabelo foi a primeira pessoa a ter acesso as 18 doses destinadas a cidade de São Luís, o equivalente a 32%. Os primeiros agraciados com a vacina foram os profissionais da saúde. A enfermeira Flayda Isabela administrou a primeira dose na técnica de enfermagem Cherles Maria, que atua no município há 23 anos, dando assim o marco inicial para uma futura campanha de vacinação. Em seguida, os demais enfermeiros, agentes, recepcionistas e todo o pessoal que compõe o quadro de profissionais da saúde também foram vacinados, já os demais funcionários do munícipio, possivelmente participem na próxima remessa.

“Os três últimos meses do ano foram os que tiveram alta nos casos, mas atualmente não há ninguém doente na cidade. Todos os que já tiveram já se recuperaram e esperamos que continue assim”. Disse Marcy Rabelo.

Devido ao número de doses pequenas, o estado disponibilizou poucas vacinas para cada município, por isso os grupos prioritários foram os primeiros a serem imunizados.