A rede municipal de educação de São Luís do Piauí realiza a busca ativa de alunos

A secretaria de educação mobilizou profissionais da prefeitura e outras áreas para a realização desse trabalho

Data de Publicação: 01/02/2021

A Secretaria Municipal de Educação de São Luís do Piauí realizou nos dias 21, 22 e 25 de janeiro na sede e demais localidades do município a busca ativa de alunos, ação essa que visa desenvolver a inclusão escolar e diminuir o índice de analfabetismo, como também, motivar os pais de alunos a matricularem seus filhos na escola.

Com o objetivo de obter êxito nesta busca por alunos, a secretaria municipal de educação mobilizou colaboradores dos diferentes setores da esfera pública municipal que vestiram a camisa da educação.

Formados grupos intersetoriais com pessoas da saúde, educação, assistência social, prefeitura, conselho tutelar, juntos fizeram um cronograma de visita às famílias e, cada grupo se deslocou até as comunidades, onde foram ouvidos relatos dos motivos dos quais impediram estas famílias na realização das matrículas dos seus filhos.

Durante a visita os profissionais falaram sobre a importância dos estudos na vida de cada pessoa, na formação de caráter e personalidade, na formação integral do ser. E, é um direito de todos.

“A intenção do trabalho intersetorial, é, fazer uma mobilização. Todos unidos pela educação, para garantir o direito legítimo a todos os munícipes, o direito a educação. Então, esse é o objetivo, saber da importância que tem a educação, a escolarização das nossas crianças, jovens, adultos e todos os munícipes. Garantir esse direito, que é o papel do poder público e da secretaria de educação.” Disse Solidade Sales secretária de educação.

A Secretaria de Educação também tem como projeto para o ano letivo de 2021 a implementação do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é um programa do governo federal que visa oferecer ensino fundamental e médio para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no período correto. “O objetivo desses grupos era também mobilizar jovens e adultos de 15 anos ou mais que não concluíram seus estudos, né, e que tem o desejo de concluir.” Disse a secretária.

Segundo Solidade, a campanha de busca pelos alunos ainda continua, assim como visita as famílias e o trabalho de convencimento e conscientização. “Esse trabalho de convencimento, de conscientização ainda continua para que que pessoas possam estudar, para que a gente possa atingir a nossa meta do plano municipal de educação que é erradicar o analfabetismo do nosso município”. Destacou.