Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí realiza a campanha novembro azul

O câncer de próstata é uma doença grave que faz uma vítima a cada 38 minutos no Brasil, com o propósito de oferecer uma qualidade de vida melhor para os homens, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a semana de cuidados com os homens.

Data de Publicação: 24/11/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí irá realizar nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro a semana de cuidados com os homens em alusão ao novembro azul, que é uma campanha que destaca a conscientização ao combate ao câncer de próstata, uma doença severa que atinge os homens com mais de 50 anos de idade.

A semana de cuidados com os homens acontecerá na sede, na UBS José Bezerra da Silva e tem por objetivo alertar sobre a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce, uma vez que a doença é grave e silenciosa na sua fase inicial, por isso muitos homens não apresentam sintomas e quando os primeiros sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando por sua vez a cura, que se dá por meio de cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, entre outros tratamentos.

Durante a campanha serão desenvolvidas ações, como avaliação da saúde do homem, encontro masculino com o médico Dr. Rafael Gonçalves, avaliação odontológica, antropométrica e nutricional, já que, para muitos ir ao médico é uma tarefa difícil e desafiadora, por conta do preconceito, receio e vergonha que se fazem presentes, o que termina gerando uma enorme barreira na luta contra esse inimigo, que é a segunda principal causa de mortes de homens, além disso, o novembro azul traz consigo outros assuntos como hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental, dando ênfase a relevância de se ir ao médico com frequência e fazer exames de rotina.