Secretaria de Saúde promove Plenária Municipal em São Luís do Piauí

Evento reuniu autoridades, profissionais de saúde e a população em geral.

Data de Publicação: 27/03/2023

A Prefeitura de São Luís do Piauí, através da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 27 de março, uma Plenária onde foram elaboradas propostas que serão defendidas durante a 9º Conferência Estadual e a 17º Conferência Nacional de Saúde.

A Plenária foi realizada na Câmara de Vereadores e teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O evento teve início com o credenciamento dos participantes, seguida pela formação da mesa de honra, pronunciamentos das autoridades e a leitura e aprovação do Regulamento da Etapa Municipal.

Logo após, foi realizada uma palestra magma através do nutricionista, Júlio Araújo Silva, que explanou sobre a temática da Plenária.

A programação seguiu com a divisão dos participantes em grupos de trabalho, onde foram tratados eixos temáticos da conferência, dentre os quais sobre: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia”, e “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”.

O evento foi encerrado com a apresentação e aprovação das propostas e com a escolha dos delegados que irão representar o município na etapa macrorregional e na Conferência Estadual.

“Eu estou feliz por participar desse evento e pelo trabalho que tem sido desenvolvido no nosso munícipio. A nossa equipe vem desempenhando um ótimo trabalho e fortalecendo a nossa saúde. Um dos meus objetivos é ter uma gestão democrática, onde cada pessoa possa sugerir melhorias para que possam ser desenvolvidas e concretizadas no munícipio, esse é o meu desejo como gestora de São Luís”, disse a prefeita.

A secretária de saúde, Marcy Rabelo, falou sobre a importância de tratar sobre assuntos relacionados a saúde e ao bem estar da população.

“Esse é um momento muito importante pois podemos discutir, reivindicar e planejar ações futuras pensando no aprimoramento do atendimento aos usuários e fortalecer os nossos serviços de saúde. A saúde municipal tem crescido e melhorado, mas nós sempre temos novas demandas e necessidades, por isto, temos que ir nos desenvolvendo de acordo com o tempo”, disse a secretária.

Estiveram presentes, a prefeita municipal, Kelsimar Abreu; a secretária de Saúde, Marcy Rabelo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Soleide Araújo; secretários municipais; profissionais de saúde e a população em geral.