Momento cívico é realizado no povoado Santana em São Luís do Piauí

O evento em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Data de Publicação: 08/09/2022

A Prefeitura de São Luís do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta quarta-feira, dia 07 de setembro, mais um Momento Cívico em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

O momento aconteceu em frente à Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, no Povoado Santana, zona rural do município e contou com a presença dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, dos professores, equipe gestora e demais funcionários da escola, pais de alunos, população em geral e autoridades locais.

O evento teve início as dezessetes horas, com professores e alunos organizando-se em pelotões. Em seguida, a professora Josefa Maria desejou boas-vindas a todos os presentes e a professora Maria Zilma, da equipe gestora, fez a contextualização desse fato histórico, ressaltando a importância da comemoração do bicentenário da Independência.

Em seguida, a secretária da escola, Telma Barros, motivou os presentes a fazerem seus pronunciamentos, com mensagens que reforçassem a luta por um futuro melhor.

Para o diretor da escola, Valmir Barros, “cada um deve lutar pela sua independência: cada um deve levantar a sua bandeira de independência como cidadão são luisense e brasileiro”. Também parabenizou os alunos, funcionários e pais de alunos pelo apoio na realização das ações da escola e agradeceu a presença de todos os presentes.

Ao fazer o uso da palavra, o secretário de Educação, Agnaldo Leite, comentou sobre gratidão e a oportunidade de celebrar essa data histórica. “É uma oportunidade única estarmos aqui celebrando os duzentos anos de independência do nosso país. Com certeza, será um momento para ficar na memória e na história do povo de São Luís; um povo que revive as memórias e pensa no futuro. Obrigado a todos os que colaboraram na realização desse evento tão grandioso”, ressaltou.

Para a prefeita Kelsimar Abreu, celebrar os duzentos anos de independência do Brasil é também celebrar o povo sãoluisense.

“São Luís do Piauí é uma terra de gente corajosa, que luta diariamente por dias melhores. Parabéns aos alunos que estão aqui fazendo referência a nossa nação brasileira e ao nosso município. Parabéns a todos vocês que vieram aqui assistir. E nós nos comprometemos cada vez mais para termos uma nação com justiça, dignidade e igualdade. Eu desejo a todos vocês e a toda nação brasileira: fé e esperança para vencermos. Viva o Brasil! Viva São Luís! Viva a Santana! Viva todas as famílias que estão aqui! Viva as escolas do município!

Após os pronunciamentos, a coordenadora Filomena Moura convidou a todos para a realização do hasteamento das bandeiras e a execução do Hino da Independência. A Bandeira do Brasil foi hasteada pela prefeita Kelsimar Abreu, a Bandeira do Estado do Piauí foi hasteada pelo vereador Manoel João e a Bandeira de São Luís do Piauí foi hasteada pelo ex-prefeito Renato Pio.

O momento cívico foi encerrado com os alunos da escola encantando os presentes com as suas apresentações. Os alunos do 2° ao 5° anos apresentaram a coreografia da música Aquarela do Brasil, de Gal Costa. Já os alunos do 6° ao 9° ano, fizeram a encenação do Poema 7 de Setembro.

Além das autoridades já citadas, também participaram do evento cívico o vice-prefeito Lindalberto Silva, o vereador Lourival Barros, os secretários municipais Bonifácio Leal (Agricultura) e José Nilson (Esporte) e a suplente de vereadora Netinha Barros.