Em alusão ao novembro azul, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí realizou a semana de cuidados com o homem

O evento foi destinado a conscientizar os homens sobre a importância de se cuidar

Data de Publicação: 01/12/2020

Visando sempre em proporcionar uma qualidade de vida melhor para a população de São Luís do Piauí, a Secretaria Municipal de Saúde realizou do dia 24 a 27 de novembro a semana de cuidados com o homem, na sede, em alusão ao novembro azul, que é uma campanha que trata da saúde masculina, dando ênfase a prevenção do câncer de próstata, um vilão que ataca em silencio e mata mais de 17 mil pessoas por ano no Brasil.

Durante a semana, o público masculino foi presenteado com uma grande programação, no qual os profissionais da saúde iniciaram as atividades no dia 24, com o aferimento da pressão arterial, teste de glicemia, solicitação de exames e avaliação da saúde bucal na UBS José Bezerra da Silva, onde a secretária de saúde Dra. Marcy Rabelo fez um alerta sobre a conscientização da prevenção “ O objetivo do evento foi conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, prevenção de doenças e consequentemente, no ganho de mais saúde.” Destacou.

Já no dia 25, o médico, Dr. Rafael Gonçalves ministrou uma palestra na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho, onde ele expressou a importância de se cuidar, de ir ao médico com frequência e fazer exames de rotina, dando continuidade ainda a palestra, a nutricionista Dra. Edenia Raquel Barros, no uso de suas palavras, também falou sobre a notoriedade de se ter uma boa alimentação, associada a exercícios físicos que ajudam na melhoria e bem estar do corpo, evitando problemas de saúde precoce e mais grave, e em seguida a odontóloga, Dra. Conceição Sousa enfatizou questões de saúde bucal, na ocasião, também foram realizados avaliações da saúde do homem, odontológica, antropométrica e nutricional.

Na quinta-feira, dia 26, seguiu-se a programação de atividades, na oportunidade foram efetuados testes de rotina, solicitação de exames e atualização do cartão de vacinas, encerrando dia 27 com sorteio de brindes aos participantes.