Campanha antirrábica imuniza cães e gatos contra a raiva

Data de Publicação: 03/11/2020

A prefeitura de São Luís do Piauí iniciou na quinta-feira, dia 22, a Campanha de Vacinação Antirrábica para imunizar cães e gatos contra a raiva. Nos dias 22 e 23 de outubro a vacinação se concentrou na zona urbana do município e nos dias 26, 27 e 29 foi realizada na zona na zona rural.

A secretaria municipal de Saúde disponibilizou um cronograma de vacinação com locais, datas e horários específicos para cada localidade, o objetivo foi organizar a vacinação e evitar aglomerações.

A vacina evita que o animal seja contaminado pela raiva se for mordido por outro animal portador da doença e impede também que o vírus seja transferido para o ser humano.

A raiva é uma doença grave causada por um vírus que afeta o sistema nervoso de um mamífero. O vírus é transmitido quando um animal já infectado morde ou arranha profundamente outro animal ou uma pessoa, mas se o cão ou gato estiver infectado/ a vacina não faz mais efeito.