Acessibilidade:

Transparência

Equipe COVID de São Luís do Piauí realiza amostra dos serviços prestados no município durante a pandemia

Saúde - 18 de Dezembro de 2020 - 14:28:44

Profissionais de saúde fizeram uma explanação sobre as ações executadas na luta contra a Covid 19

...

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí, através da equipe de combate a Covid-19, realizou nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho, as 9h, uma amostra sobre as ações efetivadas no município durante o mês de agosto até o momento, que teve como uma das primeiras medidas a promoção de um teste seletivo para a contratação temporária de profissionais para reforçar as ações já executadas.

O psicólogo, Dr. Álvaro Rodrigues, iniciou a palestra demonstrando os objetivos da equipe, como esclarecer o funcionamento dos trabalhos, informar sobre o quadro atual e os ganhos, debater sobre acertos obtidos e melhorias possíveis, levantar novas possibilidades e o planejamento das ações que consiste no entrosamento da equipe, levantamento de dificuldade e estigmas, plano de ação e mobilização. Durante a sua explanação, o psicólogo também exibiu a evolução dos casos de infecção pelo Novo Coronavírus no município em maio, período no qual foi confirmado a primeira ocorrência, até a realidade atual, fundamentando o aumento exponencial e alertando sobre a necessidade da continuidade de ações preventivas e sensibilização da população. No momento, o município apresenta o seguinte quadro: 90 confirmados, 79 recuperados, 395 notificados, 305 descartados e 03 suspeitos, diante de um cenário tão desfavorável, a saúde se desempenha fortemente na luta contra a Covid 19, com o propósito de que haja uma redução bastante significativa em cima desses números alarmantes.

Em prosseguimento ao evento, a enfermeira, Dra. Vanessa Veloso, descreveu o papel de cada integrante da equipe multiprofissional, composta por médico que faz o diagnóstico por meio de exames, o enfermeiro que atua na intervenções de enfermagem, apraza medicamentos e tratamentos e coordena a equipe de técnicos, o técnico de enfermagem  que faz aplicação de medicamentos, afere a pressão periodicamente e monitoriza a glicemia, o psicólogo que trabalha dando suporte emocional, o fisioterapeuta  que presta assistência na melhoria da mecânica pulmonar, favorecendo maior expansão da caixa torácica e força muscular inspiratória e os agentes de combate que também são de extrema importância, pois são eles que fazem o rastreamento de contato de pessoas infectadas, a disseminação da informação, atuação no combate às fake news e controle do isolamento de casos confirmados. Ainda na sua fala a Dra. Vanessa explicou como o usuário tem acesso a equipe, primeiramente é feito um contato por telefone, onde o mesmo faz um relato do que está sentido, em seguida é encaminhado ao enfermeiro que já começa a tomar as primeiras medidas conforme a situação, que vai desde a orientação de isolamento, a agendamentos de testes, monitoramentos e se o caso for grave essa pessoa ser encaminhada para um hospital.

Durante o evento, a secretária de saúde Dra. Marcy Rabelo, também se pronunciou sobre o tema e fez menções importantes a respeito do assunto. “É preciso e necessário que cada um de nós tenhamos responsabilidade sobre nossos atos e as consequências. Vai ter uma festa? Pois eu não vou e farei o possível pra que ninguém da minha família vá. Fazendo isso estou protegendo a mim e a eles, e eles fazendo também, ficamos todos protegidos. Tememos o estranho por algum tempo. Hoje já não admiramos quando os noticiários divulgam o número de mortes. Nos acostumamos e relaxamos. E já estamos sofrendo as consequências. O aumento dos casos em todo o país e na nossa cidade comprovam isso.” Destacou.

A palestra foi encerrada pela secretária de saúde, que fez as considerações agradecendo a presença de todos os convidados, inclusive da Câmara Municipal de Vereadores, Vigilância Sanitária, Educação, Coordenação da Atenção Básica, Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde e prefeitura, ressaltando que estes precisam servir de multiplicadores das informações ali repassadas, visto que são representantes das entidades a qual são membros.