Acessibilidade:

Festa da EJA resgata tradição junina em São Luís do Piauí

Educação - 27 de Julho de 2023 - 12:13:41

Momento contou com o apoio da prefeita Kelsimar Abreu e do secretário de Educação Agnaldo Leite.

...

A Prefeitura de São Luís do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite desta quinta-feira, 29 de junho, uma animada festa junina da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, localizada no povoado Santana. O evento foi realizado com o intuito de resgatar a cultura nordestina entre os alunos e proporcionar momentos de diversão e confraternização para toda a comunidade

Além dos estudantes do EJA da escola Manoel de Barros e Silva, também participaram do evento os alunos do EJA das Unidades Escolares José Leôncio de Barros e Padre Marcos de Carvalho.

Autoridades do município marcaram presença no evento, como a prefeita Kelsimar Abreu; o secretário de Educação Agnaldo Leite; o secretário da Agricultura, Bonifácio; o secretário do Meio Ambiente, Gilberto, e a secretária de Finanças, Salete Francisca. Também estiveram presentes as coordenadoras pedagógicas Filomena, Audete e Evanelita, o diretor Valmir Barros, além da equipe de professores da EJA, com apoio pedagógico de Maria Aldenice e Sandra Leite. A suplente de vereadora Netinha também prestigiou o evento.

A festa teve início com uma explicação sobre a história e o significado da festa junina, ressaltando a importância das tradições nordestinas. Em seguida, foram resgatadas brincadeiras típicas do período junino, como a "Maçã na Água", "Dança da Laranja", "Pescaria", "Boca do Palhaço", "Jogo da Lata", "Corrida de Saco", "Rabo do Burrinho", "Dança do Chapéu", "Corrida do Ovo na Colher", "Dança dos Balões" e "Advinhas". A diversão criou um ambiente de descontração e interação entre os participantes.

Em seguida, aconteceu um animado bingo, onde os participantes receberam cartelas com nove quadrinhos em branco e escolheram números de 1 a 50 para preencher. A expectativa estava no ar, e a cada número chamado, a emoção aumentava. Os sortudos que completaram suas cartelas primeiro foram premiados com brindes oferecidos pela organização.

Para encerrar a noite com chave de ouro, uma bela quadrilha junina foi apresentada, envolvendo alunos, familiares, professores e demais membros da comunidade em uma dança tradicional que ressaltou a alegria e a vivacidade do período junino.

Ao final do evento, foi realizada a distribuição das comidas típicas.